Data/Hora: 05 Set 2010, 19:51

Todos os horários são GMT [ DST ]

Atenção!!!

Procuramos moderadores para o Fórum e sub-secções, achas-te à altura? contacta a administração!

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Como instalar o Windows no Mac?
MensagemEnviado: 31 Jul 2009, 14:51 
Moderador

Registado: 09 Maio 2009, 01:24
Imagem

Mas por que é que alguém quer Windows no Mac, devem estar a perguntar os fãs incondicionais da Apple. Não sei. A verdade é que coloquei a janela na maçã a pedido de um amigo, que está habituado a trabalhar em ambiente Windows, mas que decidiu recentemente comprar um Mac Book Pro de 17 polegadas.

Esta situação é reveladora do que Steve Jobs pretendia ao permitir que os seus computadores, agora com processadores Intel, pudessem correr Windows. Uma forma de convencer os mais cépticos sobre o sistema operativo da Apple a mudarem de máquina. Agora já não têm desculpas, devem ter pensado em Cupertino. Parece ter resultado, pelo menos neste caso.

Mãos à obra

Antes de avançar é preciso ter em atenção que o processo demora várias horas e que, no meu caso, não correu bem à primeira. Tenho ainda conhecimento de pelo menos dois Mac mini Intel que “apagaram” completamente depois de instalado o Windows. Tiveram que ser trocados.

Para começar é fundamental ir a esta página da Apple - http://www.apple.com/macosx/bootcamp/ -, onde vai encontrar toda a informação sobre o Boot Camp, o programa que assiste o utilizador a instalar o Windows no Mac.

Leia com atenção a página, e certifique-se que o seu computador tem os requisitos mínimos obrigatórios, principalmente: um Mac Intel; o Mac OS X Tiger v10.4.6; o último update de Firmware; 10 GB de espaço no disco.

Depois, certifique-se igualmente que tem o XP (Home ou Professional) com o Service Pack 2 num único CD. Vai também precisar de um CD vazio para gravar os “drivers” que optimizam o funcionamento do Windows no Mac.

Uma vez a postos, é hora de começar.

Na página que referi antes é preciso fazer o download do Boot Camp, instalar o programa e lançar o que a Apple chama de Assistente de Instalação. Sem problemas. O Boot Camp começa por pedir que se coloque o tal CD livre para que sejam gravados os “drivers” que vai utilizar mais tarde, já no Windows.

Até aqui, tudo bem.

O passo seguinte passa pela partição do disco. Ou seja, qual é o espaço que quero dar ao Tiger e ao Windows. Dei 30 GB para o sistema operativo da Microsoft.

Pouco depois, o computador deu um erro, com “identificação de nomes”, que impossibilitava a partição. Fui aconselhado a formatar o disco e a instalar de novo, “limpo”, o Tiger. Foi o que fiz.

Depois de restabelecido, o Mac já conseguiu fazer a partição do disco – desta vez dei apenas 20 GB ao Windows.

De seguida, o Boot Camp pede para inserir o CD com o Windows XP.

Nesta altura saímos do ambiente amigável do MAC e entramos num menos simpático. Aparece um ecrãn negro, com a indicação das partições existentes no disco e com a opção de escolha sobre qual delas pretendemos instalar o XP. Deve-se escolher, sem erros, a “C: Partition3”.

É então pedido para formatarmos a partição usando o “NTSF file system”, que oferece maior segurança, ou o “FAT file system”, que oferece melhor compatibilidade entre os sistemas operativos mas que só pode ser escolhido caso o espaço de disco para o Windows seja inferior a 32 GB.

E começa a instalação.

Depois de concluída, o computador reinicializa em ambiente Windows, embora visualmente deformado uma vez que não foram instalados os tais “drivers” para optimizar o sistema em Mac. Retira-se o CD do XP, coloca-se o que gravámos no início do processo, que imediatamente começa a instalação dos drivers.

No “manual de instruções” do Boot Camp está escrito que se durante esta última tarefa aparecer uma “mensagem que diz que o software que você está a instalar não passou o teste de logo do Windows, clique ´Continuar` de qualquer forma”. Assim fiz e a coisa funcionou.

O Windows pergunta novamente se quero reinicializar o computador, o que eu aceito. Por esta altura apanho o maior susto de toda a instalação. O computador, um MAC Book Pro de 2.836 euros, vai a negro e assim fica durante vários minutos.

Tinham-me dito que algo semelhante acontecera com os MAC Mini quando tentaram instalar o Windows. Os tais que foram para o “lixo”.

Apercebi-me apenas que o computador ainda estava “vivo” quando reparei, do lado esquerdo do mesmo, no local do Mic, que a luz estava acesa, sinal de que ainda estava ligado... mas sem resposta.

Tive que forçar o computador a desligar, segurando durante alguns segundos o botão do “Shut Off”. Quando voltei a ligar, o Mac Book Pro iniciou o Windows, sem problemas. Tudo está a funcionar como se estivesse a trabalhar com um qualquer PC.

Este Mac funciona agora com dois sistemas operativos, o Tiger e Windows, que podem ser escolhidos ao iniciar-se o computador. Basta clicar, ao ligar, na tecla do “Alt” que pouco depois aparece a opção de escolha: Tiger ou Windows?

por: Alexandre Brito, RTP

Perfil Enviar mensagem privada  

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Todos os horários são GMT [ DST ]

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: